O laranja, usado neste projeto da designer de interiores Raquel Salgado, estimula o entusiamos e a energia
Texto: Taissa Esteves | Foto: Divulgação
Cada espaço da sua casa pode ser fortalecido com as cores que fazem parte dele. Para isso, é importante compreender o que cada tonalidade representa. “O ideal é avaliar cada lar individualmente para inserir as cores nos locais mais adequados. Mas, no geral, tonalidades fortes, como amarelo e vermelho, estimulam a vitalidade e são recomendadas para as áreas em que se recebem pessoas, como a sala. Já nos quartos, o melhor é priorizar tons suaves, como verde, lilás e azul”, recomenda Silvana Occhialini, fundadora do Instituto Brasileiro de Feng Shui.
A profissional reforça que é fundamental buscar sempre o equilíbrio e mesclar todos os elementos de forma harmônica. “Tenha nos ambientes da sua casa um objeto ou móvel de cada elemento: fogo, metal, madeira, água e terra. Pode ser uma peça feita com o próprio material, como metal e madeira, ou um item na cor que o representa. No Feng Shui, o fogo é representado pelo vermelho, o metal pelo branco, a madeira pelo verde, a água pelo preto e a terra pelo amarelo”, especifica Silvana. Conheça a seguir o significado de cada cor.
BRANCO: é a integração de todas as cores e, na cultura Ocidental, representa a paz. O branco está relacionado ao elemento metal, ligado à mente, e também simboliza pureza e limpeza. É uma boa opção para cor de base, aplicada, por exemplo, às paredes, inserindo outras tonalidades nos móveis e nos objetos de decoração. Mas sempre é importante avaliar os excessos e evitar exageros em um ambiente. “Em demasia, o branco pode provocar uma sensação de desesperança”, alerta Silvana.
AMARELO: representa o sol, a sabedoria, o intelecto e também atenção. Ajuda a manter foco e, por isso, é uma boa escolha para escritórios ou para o espaço reservado ao trabalho na sua casa, principalmente no caso de pessoas que costumam se distrair com facilidade.
VERMELHO: cor do elemento fogo, está muito conectada à energia da paixão e da sensualidade. No Feng Shui, está ligado ao sucesso e à proteção. Proporciona aconchego e calor para os espaços, porém, como é uma cor forte, evite usá-la em excesso, pois pode se tornar cansativa. “O vermelho é muito estimulante. Não aconselharia, por exemplo, pintar uma parede inteira do quarto com essa tonalidade. Caso queira usá-la nesse cômodo, opte por pequenos móveis ou objetos. Se quiser inseri-la em elementos, como um quadro, em uma das paredes, prefira a parede em que fica a cabeceira da cama. Assim, você não manterá um contato visual tão constante com a cor quando estiver deitado”, aconselha Silvana.
LARANJA: um pouco mais suave que o vermelho, é a cor da felicidade, do otimismo e da sabedoria. Estimula a sensação de entusiasmo e aumenta a energia. Costuma proporcionar aconchego e alegria.
ROSA: cor bastante feminina e ligada ao amor. “O rosa tem toques da energia da paixão presente no vermelho, porém traz isso com mais carinho, romance e ternura”, explica a especialista. Deve ser usado na sua casa ou apartamento na área destinada ao relacionamento.
PÊSSEGO: mescla de rosa e laranja, é uma ótima cor para quem deseja ativar a sua energia de atração. “É muito indicada se você busca novos relacionamentos, seja no campo das amizades como no setor amoroso, mas não necessariamente uma relação séria e duradoura”, diz Silvana. Mas ela faz uma ressalva: a cor não é recomendada para quartos de casais, já que, como o tom pêssego potencializa a atração de pessoas, pode incitar a infidelidade.
VERDE: remete à natureza e representa tranquilidade. É uma cor alegre, que mistura a calma do azul com a energia do amarelo. “O verde costuma ser bastante utilizado em hospitais, pois ajuda a promover uma recuperação mais rápida. Além disso, o verde claro é uma boa cor para ser usada nos quartos”, orienta Silvana.
AZUL: proporciona a sensação de relaxamento e tranquilidade. Apenas cuidado para não inserir elementos demais no tom azul-acinzentado em um ambiente. Pessoas com tendência à depressão podem se sentir ainda mais introspectivas e tristes ao permanecer durante longos períodos em cômodos em que prevaleça essa tonalidade.
VIOLETA: estimula a intuição e está relacionado à riqueza e ao poder. É uma cor muito bem-vinda em locais para meditação.
PRETO: denso e escuro, é a ausência total de cor. Usado com moderação, transmite elegância ao ambiente. Mas também reflete uma tendência à introspecção. “É necessário tomar alguns cuidados ao usar o preto em demasia na decoração, porque, se a pessoa estiver em um momento em que se sente propensa à depressão, o preto pode aprofundar a sensação de tristeza”, adverte Silvana.
CINZA: mistura do preto e do branco, pode ser um bom elemento de equilíbrio quando utilizada coordenada com outras cores, como amarelo, vermelho ou rosa. Porém, é importante evitar excessos, porque pode deixar a casa sem vibração e, assim como o preto, provocar uma sensação de tristeza em quem tiver propensão a se manter mais fechado e introspectivo.
Fonte: Web Casas
A SAGI Empreendimentos é uma empresa ainda jovem, mas desde sempre idônea e comprometida com...
Leia maisFique por dentro das tendências, novidades do mercado imobiliário e os lançamentos da SAGI
Leia maisCadastre e receba em seu email as novidades e lançamentos da SAGI, preenchendo o formulário.
Leia maisSAGI ENTREVISTA
ENTREVISTAMOS TRÊS MORADORES E MOSTRAMOS NESTE VÍDEO A SATISFAÇÃO DESTES CLIENTES DESTACANDO A...
Ed. Del Castilho
APRESENTAÇÃO DO ED. DEL CASTILHO, O MELHOR DOIS QUARTOS DA REGIÃO DO PALMEIRAS, LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA.
VINHETA SAGI
VINHETA TV SAGI, ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES DE NOVOS EMPREENDIMENTOS DE QUALIDADE EM BH...
@instasagi